Nazismo
Sob o comando de Adolf Hitler, se desenvolveu na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial um sistema político de tipo totalitário conhecido por nazismo.
Os nazistas tinham pensamentos e idéias racistas, anti-semitas, nacionalistas, expansionistas e anti-homossexuais. Além de odiarem comunistas, odiavam e massacravam judeus e homossexuais, em campos de concentração nazistas.
Aproveitou-se do caos econômico, político e da humilhação em que se encontrava a Alemanha depois da derrota naquela guerra, em que perdeu territórios e teve de pagar altas indenizações.
O nazismo nasceu no Partido Nacional-Socialista para qual Adolf Hitler entrou em 1919. Quando conquistou a liderança do partido mudou o nome deste, para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (cuja sigla, NAZI em alemão, deu nome ao movimento). A organização recebeu a adesão de vários importantes capitalistas alemães e fez um a tentativa frustrada de tomar o poder em 1923.
Em janeiro de 1933, o presidente Hindenburg nomeou Hitler chanceler(espécie de Primeiro Ministro).
A autoridade do nazismo terminou em 1945, com a derrota alemã.
Facismo:
O anticomunismo
O fascismo surge, no após 1ª Guerra, como um radical movimento anticomunista. É uma reação de extrema direita contra o sucesso da Revolução bolchevique de 1917 na Rússia. Pretende combatê-la através de meios extraordinários e da violência política. Trata-se de uma guerra ideológica total onde todos os instrumentos passam a ser válidos. O comunismo, para o fascismo, significa a destruição da hierarquia social e a abolição dos valores nacionais e mesmo do conceito de pátria.
A anti-democracia
O fascismo rejeita a democracia, vista como o regime de uma burguesia decadente e desfibrada que permite que os inimigos da nacionalidade ( os comunistas) atuem contra ela. Para o fascismo a vitória política dá-se pela força, na batalha das ruas e não pelo consenso democrático, nem por eleições. Rejeitam a igualdade racial ou sexual (