nazismo
Um memorando divulgado pelos legisladores Henry Waxman e Bart Stupak, nessa terça-feira, depois de uma audiência com um representante da BP sobre o caso informou que havia problemas nos equipamentos de segurança. Segundo o representante da empresa, teria acontecido um problema de alta pressão no oleoduto, o que seria um indicador de "alta anormalidade".
A nota do Congresso informa que os dados da BP revelaram vários problemas com os equipamentos. Quase cinco horas antes da explosão, uma perda inesperada de fluxo foi observada no poço, o que poderia gerar "vazamentos" na tubulação.
Waxman e Stupak presidem a subcomissão de investigação do Congresso americano, que analisou mais de 105 mil páginas de documentos internos da BP. Segundo o memorando, "os dados sugerem que a tripulação pode ter tentado intervenções mecânicas para controlar a pressão, mas logo depois, o fluxo externo e a pressão aumentaram drasticamente ocasionando a explosão". A BP não quis comentar o memorando.
O desastre na plataforma "Deepwater Horizon" matou 11 trabalhadores e o óleo contina vazando no Golfo do México. Segundo a British Petroleum, que ainda tenta conter o vazamento, cerca de 800 mil litros de petróleo vazam por dia do poço, embora alguns cientistas estimem que a cifra pode ser até 20 vezes superior. Funcionários da empresa vão depor perante o congresso americano na quinta-feira
Explosão
A torre estava na fase final da perfuração de um poço, na qual se reforça com concreto o poço.Este é um processo delicado, pois há possibilidade de os fluidos do poço serem libertos descontroladamente.No dia 20 de abril de 2010 houve uma explosão na torre, e esta incendiou-se. Morreram onze pessoas em consequência deste acidente, 11 outros foram