Nayara Moodle
Disciplina: Legislação do Trabalho
Período: 2°
Professor : Aloísio Vilaça Constatino
Aluno: Nayara Cristina de Sousa Oliveira
Historia do Direito do Trabalho
Segundo Edson Braz da Silva, não conseguiremos entender o Direito do Trabalho sem conhecer a sua real historia.
Em todo o período remoto da história, o homem primitivo é conduzido direta e amargamente pela necessidade de satisfazer a fome e assegurar sua defesa pessoal. Ele caça, pesca e luta contra o meio físico, contra os animais e contra seus semelhantes. A mão é o instrumento do seu trabalho. Nesta época não “trabalho” como conhecemos atualmente, mas sim a constante luta pela sobrevivência.
O trabalho escravo é a mais expressiva representação do trabalhador na idade antiga. Pouco a pouco o trabalhador ressurgiu, na superfície da História, com uma característica nova: passou a ser pessoa, muito embora seus direitos subjetivos fossem limitadíssimos.
Na Idade Média, com as corporações de ofício, observam-se três modalidades de membros. Os mestres eram proprietários das oficinas. Os companheiros eram trabalhadores livres que recebiam salários dos mestres. Os aprendizes eram menores que recebiam dos mestres o ensinamento metódico do ofício ou profissão, podendo passar ao grau de companheiro se superassem as dificuldades dos ensinamentos. A pesar da existência de maior liberdade ao trabalhador, a relação das corporações com os trabalhadores era de tipo autoritário, sendo mais destinada à realização de seus interesses do que à proteção destes.
O Direito do Trabalho surge com a sociedade industrial e o trabalho assalariado. Sendo vinculada a sua origem a Revolução Industrial. Para José Augusto Rodrigues pinto, a revolução industrial que acarretou o surgimento do Direito do Trabalho sendo fruto da inteiração do fato econômico.
Com o Fim da Primeira Guerra Mundial a liga das nações firmou tratado de Versalhes criando princípios relativos e regulamentações do trabalho, surgindo nesse