NAVIOS PORTA-AVIÕES EKRANOPLANOS E HIDROAVIÕES TRANSPORTE AO MESMO TEMPO AÉREO E AQUAVIÁRIO
1139 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISULGUSTAVO RINTZEL THOMÉ
MAIRON BORTOT
NAVIOS PORTA-AVIÕES EKRANOPLANOS E HIDROAVIÕES
TRANSPORTE AO MESMO TEMPO AÉREO E AQUAVIÁRIO
Palhoça
2014
Introdução
Os navios porta-aviões são faze parte de dois meios de transporte, o aquatico e o aéreo, no aquatico ele é um veículo e no aéreo um terminal, os hidroaviões são veículos no transporte aéreo e não precisam de terminais, ou melhor, qualquer extensão aquática suficientemente grande acaba funcionando como tal, e ekranoplanos não são nem embarcações e nem aviões, é algo entre as duas coisas.
Desenvolvimento
1.0 Surgimento
Os porta-aviões surgiram por volta de 1910, ano em que ocorreu a primeira decolagem apartir de uma embarcação, o USS Birmingham e em 1911 a primeira aterrisagem. (figura 1 – deck de decolagem do USS Birgmingham, fonte: http://www.earlyaviators.com/)
Seu objetivo primário e função até hoje é de servir como base militar para operações de guerra.
(figura 2 – navio argentino ARA 25 de Mayo, fonte: http://www.naval.com.br/)
Na mesma época surgiram os hidroaviões, popularmente conhecidos como aviões anfíbios, caso também tenham rodas, foram utilizados na primeira e segunda guerra mundial.
(figura 3 – protótipo alemão BV 238 V1, fonte: http://armasdasegundaguerramundial.blogspot.com.br/) Entre as guerras mundiais, estes veículos eram utilizados para transporte de cargas, pois na época os aeroportos ainda eram de pequeno porte. Hoje aviões aquáticos existem principalmente para transportes em regiões onde o acesso terrestre é difícil.
Nem aviões e nem embarcações, estes curiosos veículos chamados ekranoplanos, flarecrafts ou aviões-barco flutuam sobre a água a baixas altitudes, pelo chamado
“efeito solo” pode atingir velocidades de 500km/h foi idealizado pela Rússia durante a guerra fria, eram testados no Mar Cáspio e no Mar Negro. A grande sacada era voar baixo o suficiente para não ser detectado pelos