naufrago
ANÁLISE SOBRE PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO
O Filme Náufrago em análise com a sociologia é bastante variado. Temos a questão do isolamento, bem como as mudanças sociais decorrentes da adaptação, da acomodação e da assimilação que se verificam na vida de Chuck Nolan.
O isolamento é a falta de contato ou de comunicação entre grupos ou indivíduos. Sendo que, depois que o indivíduo estiver socializado, o isolamento prolongado poderá provocar a diminuição das funções mentais, podendo chegar à loucura. No filme Náufrago vemos que o isolamento de Chuck é espacial ou físico.
Estando numa ilha do sul do Pacífico, por 4 anos. É um período curto e, talvez por isso, não chega a provocar o retardamento mental e tampouco a loucura aventada pelos teóricos.
Os comportamentos que ele mantém com a bola “Wilson”, não pode se disser que sejam desvios de comportamentos, embora não seja normal uma pessoa manter esse tipo de diálogo. Más, todavia nós mesmos nos flagramos conversando sozinhos, nem por isso podemos ser tachados de retardados ou loucos. Nesse caso citado, Chuck demonstra uma excelente atividade racional, seja controlando o tempo, seja fazendo projetos e planos para deixar a ilha, incluindo a realização de cálculos matemáticos sobre a quantidade de cordas que precisaria para construir a jangada, etc. Tudo que fez foi uma adaptação às circunstâncias, não teve mudança interna.
Na adaptação, como um ajustamento biológico do ser humano ao ambiente físico em que vive, ele teve que passar por grandes adaptações para viver em sua ilha. Seu organismo teve que se adaptar a satisfazer-se com água de coco para saciar a sede e a fome e a ficar com o corpo salgado o tempo todo depois do banho. Teve que adaptar-se a viver seminu. Além disso, o que mais se verifica no filme são exemplos de acomodação, ou seja, o ajustamento formal e externo, sendo pequena a mudança interna, ele não teve outra escolha era beber água de coco, comer castanha de coco ou peixes e