Natação
FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO
FÍSICA
ESTUDOS TÉCNICOS DE NATAÇÃO
Prevalência do Erro Técnico em Nadadores Pré – Juniores de
Nível Nacional
Orientador: Mestre Luís Rama
Tiago Rodrigues Sampaio
Coimbra 2008
AGRADECIMENTOS
Findo este trabalho de investigação resta-me prestar os meus mais sinceros agradecimentos a todos os que colaboraram, apoiaram e incentivaram:
Ao Mestre Luís Rama, pela orientação, por toda a disponibilidade e auxílio, bem como na motivação e exploração deste tema, contribuindo para o aprofundar do meu conhecimento nesta área.
A todos os atletas da Associação de Natação de Coimbra que integraram este estudo, tornando-o possível.
A todos os colegas de curso, em especial ao Gonçalo, Rui Pedro, ao Luís e a todos os meus amigos de Esposende.
A toda a minha família, com especial ênfase à minha mãe e ao meu pai, por todo o apoio, carinho e incentivo que me deram diariamente nesta fase da minha vida, e pela atenção, que não pude retribuir durante este período, para vocês um enorme beijo.
RESUMO
Este trabalho insere-se nos estudos técnicos de natação, tendo como objectivo, analisar a prevalência do erro técnico em nadadores de nível nacional praticantes de natação pura desportiva.
Concluímos, através da análise da bibliografia consultada, que o sucesso do nadador na competição não depende exclusivamente de factores condicionais como a força e a flexibilidade, assumindo a componente técnica uma enorme importância.
A amostra do presente estudo é constituída por 24 atletas da Associação de
Natação de Coimbra que participaram num estágio pré-juniores, todos eles apresentando 6/7 anos de pratica desportiva como federados, com seis a oito sessões de treino semanais. Quinze atletas pertencem ao sexo masculino e nove ao sexo feminino, estando as suas idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos.
Foram analisados os dados referentes às variáveis intrínsecas aos atletas