Natação
01. Sabendo que a braçada do nado crawl é aquela cuja função do nadador seja puxar a água para baixo, para fora, para dentro e para trás, formando, assim, um desenho parecido com uma interrogação, com o objetivo de terminar aquela de forma relaxada e executando o rolamento de ombros, faz-se as seguintes considerações acerca das fases do nado de braçada:
a) Possui apenas a fase de análise ortodoxa que dividi-se em entrada, deslize, apoio, tração, dominação, empurrão, finalização, recuperação e ataque.
b) Possui a fase moderna que dividi-se em entrada, deslize, apoio e tração. E a análise ortodoxa que dividi-se em apoio, tração e empurrão.
c) Possui a fase de análise ortodoxa que dividi-se em entrada, deslize, apoio, tração e empurrão. E a fase moderna que possui apenas a parte de tração.
d) Possui apenas a fase moderna que dividi-se em apoio, tração, empurrão e recuperação.
e) Possui a fase de análise ortodoxa e a fase moderna. Aquela dividindo-se em entrada, deslize, apoio, tração, dominação, empurrão, finalização, recupeção e ataque, e esta dividindo-se em apoio, tração, empurrão e recuperação.
02. A respiração é uma das partes mais importantes do nado. É dela que são estimulados os exercícios que serão realizados fora e dentro d'água. Deve-se, também, lembrar que a respiração aquática é diferente da que executamos no cotidiano - o ar deve ser inspirado pela boca e expirado pelo nariz, ou boca e nariz. Acerca disto, faz-se as seguintes afirmações:
a) É indiferente o uso de "técnicas" de respiração antes do ínicio do nado.
b) Apenas deve-se manter, enquanto fora d'água, as pernas afastadas e o tronco inclinado.
c) Existem diversas maneiras de aprimorar a respiração, dentro e fora d'água. Uma delas, por exemplo, é, ainda fora d'água, manter as pernas afastadas, o tronco inclinado para frente e uma das mãos apoiadas em um lugar firme.
d) Dentro d'água, não é necessário olhar para o fundo da piscina, com o rosto dentro d'água, pois pode