Natação
Natação:
A natação teve o Inicio de competição no século 19 na Europa em torneios isolados e campeonatos nacionais, a primeira participação em jogos Olímpicos foi em 1896, em Atenas.
No Brasil o primeiro campeonato ocorreu em 1898 com a modalidade de 1500 metros nado livre.
No formato olímpico atual as competições são realizadas em piscinas de 50 metros e oito raias, em provas individuais e de revezamento, nos nados: livre, peito, costas, borboleta e medley. Com distancias que variam de 50 a 1500 metros.
Nado Livre
No nado livre qualquer combinação é permitida, com exceção dos revezamentos medley, ou medley individual, nos quais o nado livre é definido por qualquer nado que não seja o de costas, peito e borboleta.
A saída do nado livre é feita com um mergulho, alguma parte do nadador deve quebrar dentro da agua, exceto quando é permitido ao nadador estar completamente submerso durante a volta por uma distancia não mais que 15 metros após a saída e cada volta. Neste ponto a cabeça deve quebrar a superfície.
Na chegada qualquer parte do nadador pode tocar a parede ou placa ao final da prova, se o nadador deixar a piscina, caminhar, puxar a raia, ou tomar impulso no fundo, será desclassificado.
Nado Peito:
O nadador deve estar sobre o peito, após a saída e em cada volta. As mãos devem ser lançadas juntas para frente a partir do peito, abaixo ou sobre a água, os cotovelos devem estar abaixo da água. As mãos devem ser trazidas para trás na superfície ou abaixo da superfície da água, as mãos não podem ser trazidas para trás além da linha dos quadris, exceto para a última braçada antes da volta e na braçada final da chegada. Durante cada ciclo completo uma braçada e uma pernada, nesta ordem, parte da cabeça do nadador deve quebrar a superfície da água, exceto após a saída e após cada virada, onde o nadador poderá dar uma braçada completa até as pernas e uma pernada enquanto completamente submerso. A cabeça tem