Nataçao
Natação é o acto de propulsão e auto-sustentação na água com movimentos combinados de braços e pernas, execução aprendida pelo Homem por instinto. A natação é uma actividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. É considerada um dos exercícios mais completos da actualidade, a ponto de exceder o simples divertimento ou a prática desportiva, para ser utilizado com finalidades terapêuticas na recuperação de atrofias musculares e tratamento de problemas respiratórios e cardíacos. Além disso, é importante como actividade física para manutenção da saúde e como meio de defesa contra afogamentos ou em operações de salvamento. Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo óptimos benefícios para o organismo, sendo também a única actividade física indicada para menores de 3 anos.
Prêambulo histórico
A natação é conhecida desde tempos pré-históricos. O registo mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres há cerca de 7000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Odisseia, a Bíblia, etc. Podemos dizer que a natação é tão antiga como o homem.
A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, onde o estilo maioritariamente utilizado era bruços. Posteriormente, em 1893, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do crawl. A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna em 1896, em Atenas. Finalmente, em 1902, Richard Cavill introduziu o crawl e em 1908 foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). O estilo mariposa foi desenvolvido na