natacao
A natação ajuda no desenvolvimento físico e mental, além de propiciar uma simetria de movimentos entre braços e pernas. A natação proporciona aos bebês benefícios físicos, melhora a adaptação na água, aprimorando a coordenação motora (movimentos fundamentais; combinações de movimentos fundamentais; movimentos culturalmente determinados), noções de espaço e tempo, aumento da resistência cardiorrespiratória e muscular. A natação ajuda também a tranqüilizar o sono, estimular o apetite, melhorar a memória, além de prevenir algumas doenças respiratórias (FERREIRA, 2007).
A natação também relaxa a mente e ativa a memória das crianças, já que garante ótima oxigenação para o cérebro. A natação exige grande concentração na respiração e nos movimentos.
A natação constitui-se uma excelente atividade motora, na qual a criança desde a mais tenra idade experimenta de forma mais natural e espontânea, uma motricidade aquática dinâmica, essencial à sua evolução, em seu progresso desenvolvimentista (GRISI, 1994).
Os benefícios da natação agem como pré-estimulo motor, pois, antes mesmo da criança tentar deslocar-se fora da água, já o consegue dentro da água, porque ela fica muito leve, conseguindo assim executar movimentos que, muitas vezes não consegue fora da água. A natação é uma forma alternativa de condicionamento físico, construída de movimentos aquáticos específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água como sobrecarga. Estes movimentos facilitam o condicionamento físico e o treinamento sem impacto articular.
O bebê quando pratica exercícios no meio líquido respeitando seu desenvolvimento maturacional, neuromotor, e sua habilidade motora fortalecerá a musculatura, colaborará com a lateralidade, equilíbrio, orientação espacial e coordenação motora ampla liberando sua capacidade de movimentar-se e de criar, explorando seu corpo e o espaço à sua volta.
Além dos já citados benefícios proporcionados pela natação ao bebê também tem o tônus, o equilíbrio,