Nascido em 4 de julho
ANA PAULA ZAWOSKI GOMES
EDUARDA MARSCHNER
MARIÁ PONTES
THAIS CAROLINE PICININI
ZAULLY PARCIANELLO TANIGUTI
ESTUDO DE CASO – NASCIDO EM 4 DE JULHO
CASCAVEL
2014
FACULDADE ASSIS GURGACZ
ANA PAULA ZAWOSKI GOMES
EDUARDA MARSCHNER
MARIÁ PONTES
THAIS CAROLINE PICININI
ZAULLY PARCIANELLO TANIGUTI
ESTUDO DE CASO – NASCIDO EM 4 DE JULHO
Trabalho apresentado à disciplina de Psicopatologia dos Transtornos Mentais, como obtenção parcial de nota, do 6ª Período do curso de Psicologia, da Faculdade Assis Gurgacz.
Prof. Dr. Aline Henrique Reis
CASCAVEL
2014
Nascido em 4 de Julho
1. Dados de Identificação:
Nome: Ron Kovic
Sexo: M
Idade: 30
Escolaridade: Ensino Médio
Estado Civil: Solteiro
Ocupação: Veterano da guerra do Vietnã
Filhos: Não possui
2. Que testes ou escalas usaria para a avaliação e por quê?
Um conjunto de perguntas diretas a serem aplicadas, porque dificilmente o paciente com suspeita de TEPT falará espontaneamente sobre os traumas por ele sofridos.
Escala PCL-C, já validada em estudos no Brasil, desenvolvida para mensurar a magnitude do trauma ou se ele atinge determinado grau para que seja considerado um transtorno (WEATHERS et al., 1993). Conhecido como PTSD Checklist - Civilian Version (PCL-C), a PCL-C foi desenvolvida por Weathers e cols. (1993). IN Porque a Escala PCL-C possui duas versões: uma desenvolvida especialmente para a avaliação de consequências de experiências militares e uma para avaliação das consequências de traumas diversos na população civil. A PCL-C é uma escala geral que pode ser usada em diversos grupos etários, desde adolescentes até idosos. Também pode ser utilizada para eventos traumáticos diversos, pois não contém questões específicas ao contexto do trauma. É um instrumento de rápida aplicação, aproximadamente 10 minutos, prático e generalizável (WEATHERS; COLS.,1993). IN. Em diferentes tipos de estudos, a PCL-C tem apresentado