naosei
“Tornai-vos imitadores de Deus” no uso do poder
Pergunta 1. Com frequência, os humanos, que são imperfeitos, caem em que laço sutil?
1 “Não há poder sem sutil laço.” Essas palavras de uma poetisa do século 19 revelam um perigo insidioso: o mau uso do poder. Infelizmente, com muita frequência os humanos, que são imperfeitos, caem nesse laço. De fato, ao longo de toda a História, “homem tem dominado homem para seu prejuízo”. (Eclesiastes 8:9) O poder exercido sem amor tem resultado em indescritível sofrimento para a humanidade.
Pergunta 2, 3. (a) O que é notável quanto ao modo de Jeová usar o poder? (b) O que está incluído no nosso poder e como devemos usá-lo?
2 Não acha notável, então, que Jeová Deus nunca use mal seu poder ilimitado? Como notamos nos capítulos anteriores, ele sempre usa seu poder — criativo, de destruição, protetor ou de restauração — em harmonia com seus propósitos amorosos. Se analisarmos seu modo de usar o poder, sentiremos o desejo de nos achegar a ele. Isso, por sua vez, nos motivará a nos tornarmos “imitadores de Deus” ao usar nosso poder. (Efésios 5:1) Mas que poder nós, humanos frágeis, possuímos?
3 Lembre-se de que os humanos foram criados “à imagem de Deus” e à Sua semelhança. (Gênesis 1:26, 27) De modo que também temos certa medida de poder: o poder de fazer coisas, de trabalhar; o controle ou a autoridade sobre outros; a habilidade de influenciar outros, em especial os que nos amam; a força física (vigor); ou os recursos materiais. O salmista disse o seguinte a respeito de Jeová: “Contigo está a fonte da vida.” (Salmo 36:9) Portanto, direta ou indiretamente, Deus é a fonte de todo poder legítimo que possamos ter. Assim, devemos usá-lo de forma a agradar a Ele. Como fazer isso?
O segredo é o amor
Pergunta 4, 5. (a) Qual é o segredo para usar corretamente o poder, e como o exemplo do próprio Deus demonstra isso? (b) Como o amor nos ajudará a usar corretamente nosso poder?
4 O segredo para usarmos corretamente o poder