Nanotecnologia Computacional
Adriano Alves, Eliene Almeida, Filipe Neves, Jamille Batalha, Ramona Tavares, Taise Santos
Resumo
“O que aconteceria se pudéssemos mover os átomos?”-Richard Feyman
Esta foi a pergunta que Richard Feyman físico americano (1918-1988), fez em dezembro de 1959 ao iniciar sua palestra para a Sociedade Americana de Física, quando apresentou sua pesquisa relacionada a manipulação de átomos e partículas que possibilitassem criar novas estruturas, naquela ocasião, o estudo dele parecia algo avançado demais, mas as pessoas que estavam não imaginariam que o que ele falou e a sua pesquisa, seria os primeiros sinais do que hoje é chamado de nanotecnologia.
Palavras chaves: – nanotecnologia, - computação, - Richard Feyman,- grafeno,- nanotubo de carbono.
1. Introdução:
Nanotecnologia - nano do grego significa anão logo a nanotecnologia nada mais é do que a técnica de miniaturizar as coisas, partindo para o termo mais específico usado hoje em dia, significa a técnica de manipular átomos e/ou partículas a fim de se confeccionar estruturas em escalas nanométricas.
Esse termo foi utilizado em 1974 por Norio Taniguchi(1912-1999), professor da universidade de Tókio, quando utilizou pela primeira vez a escala nanométrica. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro, ou seja, é algo invisível a olhos nus.
Mas o conceito de miniaturizar as coisas, não é tão novo assim já que há muito tempo o homem começou a desenvolver técnicas de criar coisas em miniatura e este é o mesmo conceito da nanotecnologia só que aplicado ao campo da Física quântica.
Gerd Biniing e Heinrich Rohres, cientistas da IBM criaram em 1981 o primeiro microscópio de tunelamento por varredura, que permite observar átomos e moléculas isolados em uma superfície, passo importante para o estudo e avanço da nanotecnologia.
O STM permite que sejam vistas manchas onde estariam os átomos, e dessa maneira saber a sua localização.
Uma pequena corrente elétrica em forma