Nada
Visão noturna do Ártico.
As regiões mais desabitadas do planeta estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, tratam-se de áreas de clima extremamente frio.
Diante dessa afirmação, o tema em questão é o Ártico, que abrange um território de 21 milhões de quilômetros quadrados, sendo que grande parte dessa área é formada pelas águas do Oceano Glacial Ártico, nesse caso 65%. Os outros 35% são constituídos por uma imensa quantidade de ilhas, a maior delas é a Groenlândia. A região do Ártico está localizada no extremo norte do continente americano, europeu e asiático. Os países que possuem territórios ou parte deles no Ártico são Estados Unidos (Alasca), Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.
O Ártico está situado no polo Norte, apresenta temperaturas muito baixas, especialmente no inverno, que é extremamente rigoroso, entretanto as temperaturas se encontram baixas durante todo o ano, sendo assim, a temperatura média anual é de – 2ºC.
Em razão das características climáticas que predominam nessa região, não há condições para a propagação de diversidade de vidas, por isso a restrita vegetação existente é modesta, dispersa e com duração extremamente rápida, seu ciclo desenvolve somente em dois meses durante todo o ano, julho e agosto, período marcante no hemisfério.
A vegetação existente é a tundra, que corresponde a uma composição vegetativa formada por musgos e liquens e, raras vezes, vegetação herbácea de pequeno porte.
O Oceano Glacial Ártico é considerado como um mar interior, mas como permanece quase o ano todo congelado não favorece as atividades de pesca e transporte. Nesse oceano são encontradas muitas banquisas, que são enormes blocos de gelo, possuem em média 10 m de espessura e 1.000 quilômetros, além de milhares de iceberg que correspondem a imensos blocos de gelo provenientes de águas continentais que migram no sentido sul até chegar aos oceanos Atlântico e Pacífico.
Regiões Polares Antártica