Músculos
Licenciatura em Enfermagem – 1ºano
Anatomofisiologia I
Quando flectimos as pernas e lançamos uma bola de Basquet
(Principais Articulações e Músculos)
Principais Articulações
Articulação do Tornozelo (tíbio-társica):
Tipo: Trocleatrose.
Movimentos: Flexão e extensão
Características: A articulação é rodeada por uma cápsula fibrosa, sendo a parte interna e externa espessada por ligamentos.
Articulação do tornozelo ou Tíbio-társica.
Articulação do Joelho:
Tipo: Trocleartrose.
Movimento: Flexão e extensão.
Características: O fémur articula-se, com a extremidade proximal da tíbia. Os rebordos das cavidades glenoideias da tíbia são reforçados por fibro-cartilagens, os meniscos. Esta articulação contém ligamentos cruzados que evitam a deslocação da tíbia quer posterior quer anterior relativamente ao fémur. A articulação é fortalecida pelos ligamentos laterais, pelos ligamentos popliteus e pelos tendões dos músculos da coxa.
Articulação do joelho
Articulação da anca (coxo-femural):
Tipo: Enartrose.
Moimentos: Flexão e extensão.
Características: A cabeça do fémur articula-se com o acetábulo, este contém no seu rebordo um cordão fibrocartilagíneo, debrum cotiloideu, e um ligamento transverso do acetábulo. Contêm ainda uma cápsula articular extremamente forte e reforçada com diferentes ligamentos, que se estende desde o rebordo cotiloideu ao colo do fémur. Articulação da anca
Articulação do Ombro (escapulo-úmeral):
Tipo: Enartrose
Movimentos: Flexão e extensão
Características: Articulação com reduzida estabilidade, mas com grande mobilidade. A cabeça do úmero articula-se com a cavidade glenoideia da omoplata, esta é revestida por um anel de fibrocartilagem, debrum glenoideu, que se fixa é cápsula articular. É constituída ainda por uma bolsa serosa sub-escapular e outra infra-acromial, que se abrem para a cavidade articular.