Músculos
Músculos dos membros inferiores:
● Músculos da parede abdominal (abdominais):
Músculo reto abdominal – É um músculo longo, liso, que se estende verticalmente entre o púbis e as costelas. O sulco no meio do músculo é chamado de “linha Alba”, ou linha branca, ela divide o músculo reto abdominal no meio e com três sulcos horizontais formam o famoso “tanquinho”. A principal função é a flexão do tronco, mas também é importante na respiração.
Músculo oblíquo externo – Localiza-se na região anterior e lateral do abdômen. Ele tem origem nas sete últimas costelas, suas fibras são em diagonal para baixo, começando dentro das costelas e indo até a pelve, formando a letra V. Os músculos oblíquos externos nos permitem flexionar a coluna, fazer a rotação do tronco e a compressão lateral do abdômen, além de proteger as vísceras abdominais e aumentar a pressão intra-abdominal.
Músculo oblíquo interno – O músculo oblíquo interno fica abaixo do músculo oblíquo externo e basicamente se localiza na mesma região, de modo que suas fibras se cruzam. É menor e mais fino que o músculo oblíquo externo. Função: flexão homolateral e rotação homolateral do tronco.
Músculo transverso abdominal – A camada mais profunda da musculatura abdominal é chamada de “transverso abdominal”. O músculo transverso abdominal envolve o tronco da frente para trás e desde as costelas até a pélvis. As fibras do músculo transverso do abdômen trabalham na horizontal como se fosse um cinturão natural. Ele é responsável pela sustentação dos órgãos internos e pela movimentação do diafragma durante a respiração, não atuando na flexão da coluna.
Músculo piramidal – É um músculo pequeno, plano e tem forma triangular. Está situado no interior da bainha do reto do abdome, na região inferior do abdome próximo ao púbis. Sua função é o tracionamento da linha Alba (região entre dois retos abdominais), por isso é um músculo de pouca importância.
● Quadríceps:
Músculo reto femoral – É o maior em comprimento.