Músculos e movimetos
MÚSCULOS ABDOMINAIS
Os músculos abdominais estão localizados entre as costelas e a pelve na parte anterior do corpo. Os quatro grupos de músculos abdominais se unem para cobrir os órgãos internos. Eles oferecem suporte ao tronco, permitem movimento e mantêm os órgãos no local regulando a pressão abdominal interna. Eles também realizam uma função muito importante na maioria dos movimentos da coluna, como estabilizadores e motores.
Os quatro principais músculos abdominais são:
Transverso abdominal: é o músculo mais profundo. Sua principal função é estabilizar o tronco e manter a pressão abdominal interna, ao se contraírem, suas fibras circulares reduzem o diâmetro da região abdominal. O teste mais simples para apreciar o trabalho do transverso é tossir.
Reto abdominal: é o músculo mais anterior dos músculos abdominais. Dispõe por fibras verticais, anteriormente aos três precedentes. Superiormente, origina-se nas costelas e cartilagens costais V, VI e VII e no processo xifóide do esterno. Ele aproxima o esterno ao púbis. É o mais direto dos flexores do tronco. Ele pode também aproximar o púbis do esterno, levando assim a pelve á retroversão.
Oblíquos externos: estão presentes de cada lado do reto abdominal. Os músculos oblíquos externos permitem que o tronco gire, mas para o lado oposto àquele músculo oblíquo externo que esta contraindo. Quando atua só de um lado, ele leva o tronco á inclinação lateral para esse lado e á rotação para o lado oposto. Se atua dos dois lado ao mesmo tempo, ele flete o tronco (anteriormente).
Oblíquos internos: esse músculo fixa-se inferiormente na crista púbica, na crista ilíaca e na fáscia toracolombar, daí suas fibras dirigem-se em leque para terminar:
Superiormente, nas quatro ultimas costelas;
Em seguida na aponeurose do oblíquo interno, que se fixa superiormente nas cartilagens costais e no esterno, inferiormente no púbis, e anteriormente, sobre a aponeurose do oblíquo interno oposto, no nível da linha