Módulo D – Taxa de Câmbio e mercado de Divisas
a) Aponte e explique as principais desvantagens de um regime de taxa de câmbio fixa em um país.
Taxa de câmbio é a medida de conversão de uma moeda em outra. Quando o Governo de um país utiliza um sistema de câmbio fixo ele determina o preço da moeda estrangeira, no caso o dólar americano, e não permite que esse valor se altere, para isso ele pode até mesmo se comprometer a comprar ou vender qualquer montante de divisas que ultrapasse a taxa estipulada. Nesse tipo de sistema é necessário que o país tenha um bom nível de reservas para que o Banco Central consiga controlas as possíveis oscilações. Esse sistema também pode comprometer a competitividade das exportações incentivando importações.
Vantagens: protege os importadores da desvalorização cambial.
Desvantagens: não protege os exportadores porque os custos internos do país não são absorvidos nos contratos de exportações normais e futuros.
b) Aponte qual a desvantagem, para um país, da manipulação de alíquotas de importação no intuito de controlar os fluxos de comércio exterior.
Tarifas elevadas tornam os produtos importados mais caros no mercado interno, o que por si só age como fator desestimulador das importações. Por outro lado, quando as tarifas são nulas ou pequenas há maior disposição para a importação do bem ou serviço.
*****************************************************************************
Módulo D – Taxa de Câmbio e mercado de Divisas
a) Aponte e explique as principais desvantagens de um regime de taxa de câmbio fixa em um país.
Taxa de câmbio é a medida de conversão de uma moeda em outra. Quando o Governo de um país utiliza um sistema de câmbio fixo ele determina o preço da moeda estrangeira, no caso o dólar americano, e não permite que esse valor se altere, para isso ele pode até mesmo se comprometer a comprar ou vender qualquer montante de divisas que ultrapasse a taxa estipulada. Nesse tipo de sistema é necessário que o