Módulo C
Miguel Ângelo Pereira de Almeida
Estudante nº
Índice
Introdução
A prática de do faz com que tenhamos uma melhor qualidade de vida.
A prática de exercícios físicos regulares têm seu benefício amplamente divulgado, principalmente na sua relação com a saúde, com a diminuição da incidência das doenças crónico-degenerativas, incluindo as cardiovasculares.
A atividade física acontece quando o corpo consome energia. Além de queimar as calorias, manter ou perder peso, ela traz benefícios à saúde.
Assim, o desporto traz saúde e bem estar, além de elevar a expectativa de vida, prevenir a pessoa de várias doenças, elevar a autoestima, e outros benefícios que vão sendo adquiridos no decorrer do tempo.
Aptidão Física e Saúde
Aptidão física é a capacidade de realizar as atividades do dia a dia com tranquilidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é relacionada à prática de desporto.
A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.
A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como de subnutrição.
E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades desportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora.
Capacidades Motoras
A capacidade motora é um traço ou qualidade geral do indivíduo relacionada ao seu desempenho numa diversidade de habilidades ou de tarefas, ou capacidade que o ser humano tem de desenvolver certas atividades. Referem-se à potencialidade individual