Mídia (termos e definições)
ABERTURA: Início de um programa com indicação de patrocínio, quando comercializado.
ADEQUAÇÃO: Identidade editorial que existe entre um veículo, uma campanha ou uso de um produto. Exemplo: anúncio de roupa feminina em revista para mulheres.
AFASTAMENTO DE AUDIÊNCIA: É o valor que demonstra a distância entre dois indicadores de audiência tomados como referência. Por exemplo, audiência no target específico em relação à audiência total.
ALCANCE: Número de diferentes pessoas ou domicílios expostos pelo menos uma vez a um veículo ou a uma combinação de veículos. Pode ser expresso em porcentagem ou número absoluto.
ALL TYPE: Em tradução literal significa todo em tipo. São anúncios sem ilustração, só com texto.
AMOSTRA: Todo subconjunto cujas propriedades são estudadas com o fim de compará-las ao conjunto de que aquele é considerado parte.
ANÚNCIO CLASSIFICADO: Mensagem de serviço ou produto, em geral de pequeno formato sem ilustrações. Basicamente, o classificado prevê uma transação comercial de pessoa a pessoa. Por exemplo, classificados de venda de casas, carros, móveis usados e empregos, entre outros.
ANÚNCIO COM MARGEM:
ANÚNCIO COOPERADO: Mensagem que promove ao mesmo tempo um produto de determinada marca de fabricante e o comerciante que o vende.
ANÚNCIO ESPELHADO: É colocado ao lado de outro, de produto ou serviço concorrente ou não. Em geral página ímpar contra página par.
APOIO: Tipo de patrocínio em que o anunciante se responsabiliza por parte do investimento. É usado como chamada apenas para sua citação de marca.
AUDIÊNCIA: É o total de pessoas atingidas por um veículo de comunicação, qualquer que seja ele. A audiência é expressa em porcentagem em relação à base. Por exemplo, pessoas que assistem a um programa de televisão ou a parte dele, que ouvem uma emissora, que lêem um jornal, revista etc.
AUDIÊNCIA ACUMULADA: É a soma das pessoas atingidas por uma programação em um veículo ou em vários veículos.
AUDIÊNCIA CATIVA /