Métodos e técnicas de pesquisa
Método: é o caminho a ser seguido para se alcançar o objetivo.
O Conhecimento Popular (senso comum): O conhecimento popular é transmitido de geração para geração e também por experiências próprias. Quando se trata de um conhecimento popular, não existe uma explicação “lógica” de como é que funcionam as coisas, uma pessoa simplesmente sabe que tem que ser feito assim, por que ela viu alguém fazendo e deu certo, ou então por que alguém disse para ela que tem que ser feito assim, mas não sabe explicar “cientificamente” como aquilo realmente funciona, ou seja, é uma educação informal.
“É um conhecimento limitado, falível, inexato, baseado nas experiências cotidianas, na observação assistemática da repetição dos fatos.”
Conhecimento Filosófico: É o conhecimento que se baseia, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do científico, levando em conta os diferentes objetos de estudo. “É exato, dedutivo, racional, baseado na razão pura.”
Conhecimento Científico: O conhecimento científico vai além da visão empírica, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram. Onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”.
Conhecimento Religioso: O Conhecimento Religioso é um conjunto de verdades que o homem chegou, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação da revelação divina.
MÉTODO INDUTIVO: Caracteriza-se pelo processo pelo qual ,o pesquisador por meio de um levantamento particular,chega a determinadas conclusões gerais,ou seja, parte-se do específico para o geral. MÉTODO DEDUTIVO: é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada(s) premissa(s).
A indução normalmente se contrasta à dedução.
Essencialmente, os