métodos de esterelização
Esterilização é um processo que consiste na eliminação ou destruição completa de todas as formas de micro-organismos (vírus, bactérias, fungos, etc.) capazes de levar à contaminação e deterioração de produtos ou provocar infecções em seres vivos. Para que haja um nível de segurança no atendimento, o número, tipo e localização dos micro-organismos influenciam os processos de esterilização, assim como a matéria orgânica e tempo de exposição.
A escolha da técnica de esterilização mais adequada para cada caso depende do tipo de material que deverá passar pelo processo, da carga microbiana envolvida e de outras condições para o emprego do método, pois cada alternativa apresenta um conjunto de vantagens a serem consideradas nos critérios de avaliação de custos, eficiência, agilidade, disponibilidade de espaço e segurança.
Nesse trabalho abordaremos sobre os tipos de métodos de esterilização, como funcionam, quais são as vantagens e desvantagens e a suas aplicações e relações com a clínica.
Tipos de Esterilização
Podemos esterilizar materiais por meios físicos ou químicos.
Na esterilização por meios físicos utilizamos:
Vapor saturado sob pressão
Calor secoRadiação ionizanteRadiação não ionizante
Na Esterilização por meios químicos utilizamos:
FormaldeídoGlutaraldeídoÓxido de etilenoPeróxido de hidrogênioÁcido peracéticoPlasma de peróxido de hidrogênio
->Vapor saturado sob pressão: O processo de esterilização pelo vapor saturado sob pressão é o método mais utilizado e o que maior segurança oferece ao meio hospitalar.
O vapor pode ser obtido em vários estados físicos, sendo as mais comuns:
Vapor saturado: é a camada mais próxima da superfície líquida, encontra-se no limiar do estado líquido e gasoso, podendo apresentar-se seca ou úmida.
Vapor úmido: é normalmente formado quando o vapor carrega a água que fica nas tubulações.
Vapor super aquecido: vapor saturado submetido à temperaturas mais elevadas.
Para a esterilização o tipo de vapor