MÉTODOS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Charles Köpsel
IFC- Concórdia
Concursando Licenciatura em Matemática charleskopsel@hotmail.com.br
Resumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar métodos de ensino que, introduzidos na formação docente visam uma melhor forma de impor o conhecimento matemático. Muitos dos métodos de ensino atuais, não envolvem os alunos de maneira que eles apresentem atitudes próprias para buscar e se interessar pelo conhecimento. Com novas práticas de ensino a curiosidade desperta interesse e, por conseguinte a participação dos alunos, tornando as aulas mais agradáveis e produtivas. Dentre as variadas práticas de ensino, a investigação em sala e fora da sala de aula, bem como a pesquisa, são fatores importantes que ajudam a deixar as aulas com mais rendimento. Desta forma envolvem os alunos, sem o professor necessitar ter todo o material necessário para ministrar a aula, apenas repassando conhecimento sem o envolvimento direta e indiretamente dos alunos. Pois é com a pesquisa e investigação que o aluno obtém um melhor conhecimento, estudando mais e interagindo com o conteúdo proposto. Palavras-chave: Métodos de Ensino, Investigação , Pesquisa, Atitude e Rendimento.
INTRODUÇÃO
Por que as práticas de ensino atuais não deixam os alunos com mais interesse pelos conteúdos matemáticos apresentados pelo professor? Esta pergunta vem ao nosso encontro, para tentarmos achar novas maneiras de aplicar os conteúdos matemáticos propostos, com o intuito de fazer com que o aluno tenha uma boa aprendizagem sem levar apenas informações, mas compreendendo o que está sendo sugerido pelo professor a fim de levar para a vida.
Os métodos tradicionais de ensino levam o aluno a compreender conteúdos, com exercícios e provas, muitas vezes sem saber a aplicabilidade das fórmulas na sua vida, bem como a origem dela. A decoreba muitas vezes