Métodos da Pesquisa Cientifica
Indutivo - O Método Indutivo parte de premissas, dos fatos observados, para chegar a uma conclusão que contenha informações sobre fatos ou situações não observadas.
Dedutivo - é a “forma de raciocínio que parte de uma proposição geral para verificar seu valor por meio de dados particulares. Em pesquisa, essa proposição é, em geral, uma hipótese, e ala-se então em raciocínio hipotético-dedutivo”.
Experimental - É importante dizer que, tanto o Método Indutivo quanto o Dedutivo segue esse método - “um procedimento central de pesquisa, com dados criados, pelo qual o pesquisador atua sobre um ou vários fatores ou variáveis da situação em estudo com o objetivo de observar e, eventualmente, medir as mudanças que daí resultam”.
Fenomenológico - Esse método enfoca o fenômeno, entendido em suas diferentes formas de manifestação. O fenômeno é examinado em sua totalidade, de maneira direta, sem a intervenção de conceitos prévios que o definam e, sem basear-se em um quadro teórico prévio que enquadre as explicações sobre o visto.
Metodologia - é o conjunto dos procedimentos e técnicas utilizados pelo método adotado. Metodologia então “engloba” o Método, os procedimentos e as técnicas. Estuda os métodos e as técnicas de pesquisa.
Técnica de Pesquisa - Procedimento empregado para recolher dados de pesquisa ou para analisá-los. Tem técnicas de coleta e técnicas de análise de informações. As técnicas mais utilizadas são: observações, entrevista, análise documental, questionário, etc.
Classificação dos Trabalhos Científicos - Ao nível da graduação no Brasil o TCC e a monografia são termos usados como sinônimos.
Artigo - estudo realizado de maneira resumida sobre uma questão que se fundamenta em alguma natureza científica.
Monografia - focaliza um único assunto, uma discussão sucinta. A discussão é