Método do ultrasom
3.1.1 - Descrição do método
A qualidade do concreto afeta a velocidade de propagação de ondas ultrassônicas. O ensaio consiste na medição, por meio eletrônico, do tempo de propagação de ondas ultrassônicas através do concreto, entre o emissor e o receptor. O comprimento percorrido entre os transdutores dividido pelo tempo de propagação resulta na velocidade média de propagação da onda, segundo a equação:
V=[(K* Ed)/P]1/2
K=(1-v)/(1+v)(1-2v)
V = velocidade da onda, km/s Ed = módulo de elasticidade dinâmico, kN/mm2
P = massa específica, kg/m³ v= coeficiente de Poisson dinâmico
O ensaio de ultrassom pode ser feito com três tipos de transmissão: direta, indireta e semidireta.
3.1.2 - Vantagens e limitações
Vantagens em relação a outros ensaios:
-O método ultra-sônico possui alta sensibilidade na detectabilidade de pequenas descontinuidades internas, por exemplo:
- Trincas devido a tratamento térmico, fissuras e outros de difícil detecção por ensaio de radiações penetrantes (radiografia ou gamagrafia).
- Para interpretação das indicações, dispensa processos intermediários, agilizando a inspeção.
- No caso de radiografia ou gamagrafia, existe a necessidade do processo de revelação do filme, que via de regra demanda tempo do informe de resultados.
- Ao contrário dos ensaios por radiações penetrantes, o ensaio ultra-sônico não requer planos especiais de segurança ou quaisquer acessórios para sua aplicação.
- A localização, avaliação do tamanho e interpretação das descontinuidades encontradas são fatores intrínsecos ao exame ultra-sônico, enquanto que outros exames não definem tais fatores. Por exemplo, um defeito mostrado num filme radiográfico define o tamanho mas não sua profundidade e em muitos casos este é um fator importante para proceder um reparo.
Limitações:
- Requer grande conhecimento teórico e experiência por parte do inspetor.
- O registro permanente do teste não é facilmente obtido.
-