Método dialético: dois pontos de vista
Segundo Triviños (1994), se constitui em estudar um caso de modo observacional. O caso corresponde a uma categoria típica de pesquisa qualitativa, cuja técnica de coleta de informações mais importantes é a observação participante e conforme LÜDKE (1986) o estudo de caso é um caso, seja ele simples ou específico. O caso pode ser similar a outros, mas é ao mesmo tempo distinto, pois tem um interesse próprio, singular. Neste sentido, a Escola Municipal Santa Teresa na Comunidade Manival no município de Alcântara no estado do Maranhão será o nosso objeto de estudo. Metodologicamente nos apoiaremos no materialismo dialético de Marx, método que permite fazer uma abordagem teórica.
A utilização do método dialético exige do pesquisador a investigação e análise das causas e relações que contribuíram para a produção do fenômeno estudado, extraindo desse processo explicações que permitam a compreensão de parte do movimento histórico. “Tudo que existe, tudo o que vive sobre a terra e sob a água, não existe, não vive senão por um movimento qualquer. Assim, o movimento da história produz as relações sociais” (Idem: 96).
Não existe teoria ou pesquisa do que não existe ou que não esteja em processo.A categoria “mais-valia” não foi inventada, mas extraída3 da análise do capitalismo, o objeto de pesquisa de toda a vida de Marx. Há aí, obviamente,um desafio para os pesquisadores que buscam utilizar o método dialético: como captar de forma fiel o movimento histórico e extrair deste as categorias explicativas?Marx dedicou uma vida inteira para responder essa pergunta sobre o capitalismo.