MÉTODO DE ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL - EXERCÍCIOS
Os métodos de análise vertical e horizontal prestam valiosa contribuição na interpretação da estrutura e da tendência dos números de uma empresa. Podem ainda auxiliar na análise dos índices financeiros e em outros métodos de análise.
De certa forma, análise vertical e análise horizontal completam-se e até sobrepõem-se. Os diversos métodos de análise devem ser vistos como uma forma de se analisar a empresa para dimensionar seu risco e seu potencial de retorno, entre outros objetivos. Para isso, será necessário conjugar o uso das várias ferramentas disponíveis. A análise horizontal e vertical devem ser entendidas como parte dos instrumentos de trabalho do analista e não como instrumentos únicos. Na maioria das vezes, o método de análise horizontal e vertical, em vez de esclarecer os fatores que afetaram a performance e a saúde financeira de uma empresa, indicam a necessidade de o analista buscar outras fontes de informações que possam explicar a mudança na tendência dos números, isto é, em vez de oferecer respostas, ajuda a levantar questões. Isto já é uma grande contribuição para a análise.
ANÁLISE VERTICAL
O primeiro propósito da análise vertical (AV) é mostrar a participação relativa de cada item de urna demonstração contábil em relação a determinado referencial. No balanço, por exemplo, é comum determinar quanto por cento representa cada rubrica (e grupo de rubricas) em relação ao ativo total.
Em cada ano, para se calcular os percentuais da coluna da análise vertical (AV), divide o valor da rubrica que se quer calcular pelo valor-base e multiplica o resultado por cem. O valor-base no balanço patrimonial é o ativo total e na demonstração do resultado é a receita líquida de vendas.
A simples identificação da representatividade de um item do ativo ou do passivo em relação a determinado referencial pode não ser suficiente para possibilitar ao analista tirar conclusão sobre a situação da empresa. Observar a tendência da