Máquinas térmicas
2) Máquina de Watt: A máquina de Watt foi um modelo de máquina térmica apresentada por James Watt. Ela apresentava vantagens significativas sobre as outras. James Watt conseguiu aumentar a eficiência das máquinas térmicas pois percebeu que o resfriamento do vapor dentro do cilindro levava ao esfriamento desnecessário de toda máquina. Watt, então, adicionou uma câmara de condensação separada evitando as perdas de energia pelo resfriamento do cilindro.
3) Locomotiva a vapor: A locomotiva a vapor é um modelo aperfeiçoado da máquina de watt que foi muito usado nas locomotivas antigas. A locomotiva a vapor introduziu, entre outros, a válvula deslizante.
4) Turbina a vapor: A turbina a vapor é muito usada nas centrais termelétricas. O principio da turbina a vapor é muito mais simples que a máquina de watt: Um jato de vapor é lançado contra um conjunto de lâminas presas a um eixo, colocando a turbina em rotação e gerando energia elétrica.
5) Motor de explosão: Motor de explosão é uma máquina térmica, que transforma a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica. O processo de conversão se dá através de ciclos que envolvem expansão, compressão e mudança de temperatura de gases.
No motor de quatro tempos seu funcionamento é divido em quatro etapas: a) Admissão – a mistura explosiva entra enquanto o pistom desce no cilindro.
b) Compressão – a mistura é comprimida na câmara (o pistom sobe) e sua temperatura se eleva.
c) Explosão e expansão – a vela produz uma centelha elétrica, causando a ignição da mistura explosiva. É nesta etapa que na qual há produção de trabalho.
d) Exaustão – O pistom sobe no cilindro enquanto uma válvula se abre permitindo