Máquina de bolhas
Com apenas duas garrafas PET, uma rolha, um pedaço de arame e um ventilador, você pode construir uma eficiente máquina de bolhas. Esta máquina de bolhas de sabão, feita de garrafas pet, é muito simples de se fazer e pode ser usada em festas, como brinquedo e outros eventos.
O funcionamento da máquina tem como característica o movimento dos captadores de sabão (hélice) pela ação do próprio vento de um ventilador, este sistema é muito bom por se tornar simples e funcional.
O custo desta máquina de sabão é praticamente zero, considerando que sua construção é feita com materiais reciclados, que já tenha um ventilador e também comparado com o custo de uma máquina profissional de fazer bolhas de sabão, que as vezes são até alugadas.
O sabão utilizado pode ser o mesmo indicado para as máquinas de bolha de sabão profissionais, sendo que também testei com vários tipos de sabão doméstico. O sabão que obteve um bom resultado foi o sabão de coco líquido, ele é bem concentrado e tem uma película de grande resistência.
A bolha pode existir porque a camada superficial de um líquido tem certa tensão superficial, o que faz com que a camada se comporte como uma folha elástica. Uma bolha feita apenas com um líquido puro não é estável e necessita de um tenso ativo dissolvido, como o sabão, para estabilizar. Esticando a película de sabão, a concentração de sabão diminui, aumentando a tensão superficial. Assim, o sabão reforça seletivamente as partes mais frágeis da bolha e impede