MZ APrioridadeDoLucro
2544 palavras
11 páginas
Mecanismo 3A Prioridade do Lucro
sobre os padrões “éticos” que regulam as suas práticas, a História tem mostrado que a prioridade do lucro é na verdade uma doença, que não só envenena o nosso bem-estar pessoal / social e o nosso modo de vida, como também o meio-ambiente de que dependemos para praticamente todas as nossas necessidades como espécie.
No entanto, antes de enumerarmos as consequências negativas resultantes desta ‘mentalidade’, vamos analisar o que muitos consideram o lado bom desta prioridade do lucro — o “Incentivo”.
O principal mecanismo de motivação num sistema monetário é o
Lucro, ou a aquisição de dinheiro através da exploração de outros.
nota
A bem da simplicidade, o termo ‘lucro’ será empregue como sinónimo de ‘rendimento’ e ‘salário’. Embora as classificações económicas clássicas separem estas noções, os termos referem-se simplesmente à aquisição de dinheiro. O assalariado ‘lucra’ com o seu trabalho, simplesmente porque se trata de rendimento.
De maneira a sobreviver, cada participante deve procurar uma estratégia para obter rendimento. Um “assalariado” procura o melhor pagamento possível pelos seus serviços, enquanto que um Empregador
(dono / produtor) procura constantemente reduzir custos de maneira a maximizar o lucro. Essa é a “mentalidade” dominante num sistema monetário e aqueles que estão em posições de grande riqueza (“sucesso” material) são muitas vezes os mais implacáveis. Apesar de muitos dos apologistas do sistema do lucro dissertarem longamente
28
De acordo com a teoria, a necessidade de lucro dá motivação à pessoa / organização para trabalhar em novas ideias / produtos que vendam no mercado. Noutras palavras, assume-se que se as pessoas não fossem motivadas pela necessidade de sobreviver através do lucro, haveria muito pouco progresso social.
Em primeiro lugar, é de referir que as contribuições mais importantes para a sociedade não vieram de corporações procurando o lucro.
Nikola Tesla não inventou a corrente eléctrica