my trabalhos
A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se baseiam em dois critérios diferentes: a composição química e as propriedades físicas.
No modelo da estrutura interna da Terra segundo a sua composição química, são consideradas três unidades estruturais concêntricas - crosta, manto e núcleo - separadas por superfícies de descontinuidade.
A crosta, ou crusta, constitui a zona mais superficial do globo terrestre e pode ser dividida em crosta continental e em crosta oceânica. Encontra-se separada do manto pela descontinuidade de Mohorovicic. O manto situa-se desde a base da crosta até à profundidade de 2900 km e pode ser dividido em manto superior e em manto inferior. Encontra-se separado do núcleo pela descontinuidade de Gutenberg. O núcleo situa-se a partir dos 2900 km e pode ser dividido em núcleo externo e em núcleo interno.
No modelo da estrutura interna da Terra segundo as suas propriedades físicas, o globo terrestre é constituído por quatro regiões - litosfera, astenosfera, mesosfera e endosfera. A litosfera, uma zona sólida e rígida, compreende a crosta e a parte mais externa do manto superior.
A astenosfera, uma zona de baixa rigidez e de comportamento plástico, situa-se desde a base da litosfera até à profundidade de 350 km. A mesosfera, uma zona rígida, estende-se desde a base da astenosfera até à fronteira do manto com o núcleo.
A endosfera pode ser dividida em duas regiões: a endosfera externa, líquida, e a endosfera interna, sólida.
Minerais
Mineral é um elemento ou composto químico encontrado espontaneamente na natureza. Substâncias geralmente sólidas, originadas de processos naturais e inorgânicos, os minerais formam as rochas da crosta da Terra.
Cada espécie mineral tem uma determinada composição química. Freqüentemente, a matéria mineral forma determinadas figuras geométricas de faces planas, denominadas cristais. Os minerais têm propriedades físicas próprias que nos permitem