MVC Gestão em T.I
Camadas MVC
Introdução
O grande desafio das equipes de desenvolvimento de aplicações é cada vez mais produzir aplicativos seguros , eficientes , de fácil manutenção , reutilizáveis e em prazos cada vez menores.
O sucesso para o desenvolvimento de aplicações com tecnologia orientada a objetos esta intimamente ligada á arquitetura que vamos usar para construir a aplicação. A tendência indica que esta arquitetura estará baseada na organização da aplicação em camadas e na observação dos padrões utilizados pelo mercado
A organização em camadas é a chave para a independência entre os componentes e esta independência é que vai atingir os objetivos de eficiência, escalabilidade, reutilização e facilidade de manutenção.
Conceito
O termo camada pode significar uma separação física ou uma camada lógica, no nosso caso, a produção de software, vamos considerar camada como uma referência a separação de responsabilidades.
Nos tempos antigos do reinado do grande porte e do computador pessoal independente um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma única máquina. Geralmente este aplicativo continha todas as funcionalidades em um único módulo gerado por uma grande quantidade de linhas de código e de manutenção nada fácil. A entrada do usuário, verificação, lógica de negócio e acesso a banco de dados estava presente em um mesmo lugar. Podemos definir este tipo de aplicação como aplicação de uma camada ou monolítica.
Aplicações em duas camadas
A necessidade de compartilhar a lógica de acesso a dados entre vários usuários simultâneos fez surgir as aplicações em duas camadas. Nesta estrutura a base de dados foi colocada em uma máquina específica, separada das máquinas que executavam as aplicações. Nesta abordagem temos aplicativos instalados em estações clientes contendo toda a lógica da aplicação.
Um grande problema neste modelo é o gerenciamento de versões, pois para cada alteração os aplicativos precisam ser atualizados em todas