Music
1. Quanto a origem: a)orgânicos: são os que se originam de organismos (plantas, animais e fungos), b) minerais (inorgânicos): representados pelos sais minerais e pela água. Os alimentos orgânicos ingeridos passam por um processo chamado digestão, no qual são transformados em pequenas moléculas, os nutrientes orgânicos. Esses nutrientes, junto com os inorgânicos, vão ser distribuídos por todo o organismo a fim de nutrir nossas células. Dentro das células, as moléculas dos nutrientes Orgânicos são transformadas e transportadas para as mitocôndrias, onde, junto com o oxigênio, sofrem várias transformações químicas e liberam energia. A unidade de medida de energia é a quilocaloria (kcal) ou simplesmente caloria. Os alimentos costumam ser avaliados pela quantidade caloria que liberam para o organismo. Os nutrientes orgânicos são as proteínas, os lipídios (gorduras) e os carboidratos (açúcares).
2. Quanto à função: a) energéticos: representados principalmente pelos lipídios e pelos carboidratos. São responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo, b) plásticos: representados principalmente pelas proteínas. São responsáveis pela formação de nosso organismo, realizando o crescimento e substituindo as perdas que sofre. c) reguladores: representados pelas vitaminas e sais minerais. São responsáveis pela regulação das reações químicas que ocorrem dentro das células e do material intercelular.
Carboidratos: Os carboidratos são representados pelos açúcares (glicose, frutose, sacarose, lactose) e pelo amido. Podemos encontrar carboidratos nos produtos de origem vegetal, como na cana-de-açúcar (açúcar comum ou sacarose), batata, arroz, trigo (amido) e frutos (frutose, glicose).
Proteínas: São alimentos que participam da composição de muitas estruturas do nosso