Museu ergológico da estância
U.F:RS Municipio: São Borja Distrito: Hierarquia:
Nome: Museu Ergológico da Estância.
Localização: Rua João Palmeiro, 2318.
Localidade mais próxima: Escola Aparício Silva Rillo.
Meios de acesso ao atrativo: Não pavimentado, comercial.
Acesso mais utilizado:
Descrição: O Museu Ergológico da Estância fundado pelo grupo amador de artes "Os Angueras" em 09 de outubro de 1982 (ano em São Borja completou o tricentenário de fundação histórica).
O museu é especializado em ergologia campeira (parte da Etnografia Cultural que trata da herança cultural dos povos-no caso, da herança material vindas das estância/fazenda da região das Missões e da Fronteira dos gaúchos).
O Museu da Estância, é um repositório dos móveis, utensílios, veículos e trastes em geral que antigamente existiam nas Estâncias ou Fazendas no Rio Grande do Sul e, de outros objetos que fizeram florescer esses estabelecimentos pastoris gaúchos. Nessa perspectiva, reúne todos aqueles elementos da cultura material gauchesca que, direta ou indiretamente, ajudaram o homem da região das Missões e da Fronteira.
Logo na entrada do museu observamos a evolução das mangueiras, encerras de animais como gado e cavalo, desde o muro de pedra até os arames e madeiras. Atualmente o acervo é composto por móveis antigos, vindos de residências como o conjunto de sala da casa do ex-presidente João Goulart. Entre os móveis destacamos a cama acompanhada de lava-pés e penteadeira, as escrivaninhas em madeira, cadeiras e bancos com detalhes esculpidos.
Também encontramos peças históricas as quais caracterizam a evolução cultural e social são-borjense. Nesse contexto estão as primeiras carteiras escolares, onde os alunos eram distribuídos em duplas, as tintureiras e canetas à pena, e a