MUSEU DO ROCK
O Templo do Rock exibe peças de roupas, discos, prêmios, livros, cartazes, filmes em VHS e outros materiais sobre a vida do cantor Serguei, 79 anos, morador de Saquarema e personalidade emblemática da Região dos Lagos. A casa cenográfica foi construída pelo empresário e ambientalista Russell Wid Coffin em um terreno doado pela prefeitura. Já recebeu mais de 20 mil visitantes, e retrata nos ambientes, decoração e objetos expostos os anos 60.
O espaço é administrado pelo próprio artista e também é sua residência. Serguei costuma recepcionar os visitantes e contar histórias de um tempo, segundo ele, “menos careta”. A cama no quarto de dormir tem à cabeceira um retrato de Jim Morrison, da banda The Doors. Um dos banheiros foi transformado em camarim. Há símbolos norte-americanos por toda parte, como a bandeira do estado texano bem ao lado da piscina. Em 2011, Serguei estreou o programa musical Serguei Rock Show, na tv online Multishow, onde entrevistava artistas do rock nacional, comentava clipes, contava histórias de sua vida e de roqueiros internacionais. Ainda dava dicas de saúde e sexo. O programa era gravado no Templo do Rock
Endereço: Avenida Vila Mar, s/nº, Itaúna.
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 9h às 17h.
CHARITAS
A casa foi construída em 1837 e recebeu o nome de Charitas ou Casa de Caridade por abrigar crianças abandonadas. Nessa época era muito freqüente o abandono de crianças filhas de escravos e índios. A casa possuía uma roda na entrada que era o mecanismo usado para recolher as crianças e, por esse motivo ficou conhecida como Casa da Roda.
Além de ter funcionado como orfanato, foi abrigo nos tempos da Segunda Guerra mundial, fórum, biblioteca municipal e sede da Secretaria Municipal de Cultura.
Hoje, a Casa Charitas abriga a exposição de José Dome, artista plástico que viveu muitos anos na cidade.Uma casa voltada, hoje, para a cultura promove constantemente seminários, oficinas,