Musculos
CONCEITO
FUNÇÃO
TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular é caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há basicamente três tipos de tecido muscular: - liso; - estriado esquelético; - estriado cardíaco.
TECIDO MUSCULAR
• Músculo liso: Pode ser encontrado em vários locais do corpo, como na pele, em órgãos internos, no aparelho reprodutor, grandes vasos sangüíneos e aparelho excretor. Os estímulos para a sua contração é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.
TECIDO MUSCULAR
• Músculo estriado esquelético: Atuam à partir de estímulos voluntários. Suas contrações permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.
TECIDO MUSCULAR
• Músculo cardíaco: Este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco é inervado pelo sistema nervoso vegetativo e seus estímulos são involuntários.
SISTEMA MUSCULAR
O termo “sistema muscular” refere-se diretamente ao se tratar da musculatura esquelética do corpo humano. O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, recobrindo totalmente o esqueleto. Por estar presa aos ossos, é responsável pela movimentação corporal.
PARTES DO MÚSCULO
Basicamente, os músculos esqueléticos são constituídos de gastro e tendões. Gastro ou Ventre é a região constituída pelas fibras, ou seja, a porção carnosa do músculo e os tendões são as porções responsáveis pela fixação do músculo ao esqueleto.
PONTOS DE FIXAÇÃO DOS MÚSCULOS
Os pontos de fixação dos músculos aos ossos são diferenciados à partir do local onde se encontram os tendões. Aos tendões fixados na porção imóvel dá-se o nome de “ORIGEM”. Aos tendões fixados na porção móvel dá-se o nome de “INSERÇÃO”.
AÇÃO DO MÚSCULO
Os músculos esqueléticos podem ser classificados à partir de suas ações em: Agonista Antagonista
CLASSIFICAÇÃO MUSCULAR
MÚSCULOS DA