musculos
ESCOL A SECUNDÁRIA FERNÃO MENDES
PINTO
2013/2014
12º3
O que é um músculo?
São estruturas individualizadas constituídas maioritariamente por fibras proteicas que cruzam uma ou mais articulações ou são parte integrante de órgãos internos. Pela sua contração são capazes de transmitir movimento, que, por sua vez, é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso.
O que é um músculo?
Os músculos são, assim, capazes de transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo é de cor vermelha e isso deve-se à existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares. Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.
Sistema muscular
É constituído por todos os músculos do corpo. O nosso corpo possui cerca de
640 músculos e representam cerca de 40% do peso corporal.
Os músculos são constituídos principalmente por fibras proteicas (com especial destaque para actina e miosina) e desempenha as seguintes funções:
Estabilização da posição corporal;
Regulação da temperatura por produção de calor;
Movimentação do corpo (coordenando-se com o esqueleto);
Manutenção do trânsito de substâncias no corpo: as contrações ritmadas dos músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos permitem regular o fluxo do sangue; a linfa flui e o fluxo sanguíneo retorna ao coração graças à ação dos músculos esqueléticos.
Constituição do músculo Os músculos do nosso corpo são todos constituídos por feixes de fibras cujo tamanho depende do próprio tamanho do músculo. Estas fibras dividem-se em subunidades, as miofibrilhas, que se contraem com os movimentos. As mais espessas são constituídas por filamentos de miosina, enquanto as mais finas são constituídas por actina. Quando o músculo se contrai as fibras de miosina e actina deslizam umas sobre as outras, quando se estende as fibras separam-se.
Constituição do