musculos
Orelha Externa
É composto pela orelha, ou seja, pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo. - No ouvido externo as ondas sonoras são concentradas. Pavilhão Auricular
* É uma estrutura flexível, de cartilagem elástica, recoberta pela cútis .
* A sua superfície anterior é firmemente aderida à derme;
* Não havendo camada de tecido celular subcutâneo, o que a torna bastante suscetível ao frio.
Apresenta uma série de irregularidades , sendo que a depressão mais profunda denomina-se concha auricular, e a margem do pavilhão, hélice.
O pavilhão auricular é conectado ao crânio e ao couro cabeludo por 3 pequenos músculos extrínsecos : os músculos anterior, posterior e superior.
Hélice
Fossa
Triangular
Trago
Anti Trago
Fossa escafoide
Anti Hélice
Meato Acústico externo Lóbulo
Inervação sensitiva do pavilhão auricular
É feita pelos nervos auriculotemporal, auricular magno (ramo do plexo cervical) e auricular posterior.
O pavilhão é ricamente vascularizado, sendo sua irrigação realizada pela artéria temporal superficial (que emite diversos ramos auriculares posteriores ) e pela artéria auricular posterior, ambos ramos da artéria carótida externa.
Meato Acústico Externo
• É constituído por um tubo fechado no fundo;
• Não é um tubo reto;
• Este formato característico do meato (estreito, alongado angulado e estrangulado),
• Sua finalidade é proteger as estruturas mais internas da orelha, ao mesmo tempo que permite a chegada do som. O meato é revestido pela cútis (pele) em toda a sua extensão, inclusive na parte externa da membrana do tímpano.
O terço lateral, de parede cartilagínea , apresenta folículos pilosos , glândulas sebáceas e glândulas ceruminosas A cera é uma mistura de secreção das glândulas sebáceas e ceruminosas , servindo de proteção à pele. Os 2/3 mediais do meato apresentam parede ósseas , formada pelas partes timpânicas