Musculos
O músculo que provoca ação quando se contraí designa-se por agonista e os músculos que trabalham em oposição a outros, movendo uma estrutura na direção oposta designam-se por antagonistas. Os músculos que desempenham ação conjunta para executar um movimento são sinergistas, caso exista nesta situação um músculo que desempenhe a ação central este é o músculo principal. Os músculos fixadores podem estabilizar uma ou mais articulações cruzadas pelo principal.
Formas dos músculos
A forma e o tamanho de um dado músculo influenciam, grandemente, a sua capacidade de se contrair e a quantidade de forma que consegue gerar.
Os músculos multipeniformes – extensão perna- têm feixes que se dispõem em muitos locais em torno do tendão central. Um músculo unipeniforme só tem feixes de um dos lados do tendão, se tiver feixes de ambos os lados do tendão é bipeniforme – grande número de feixes inserem-se num tendão concentrando aqui a força de contração.
Nos músculos paralelos os feixes dispõem-se paralelamente ao maior eixo do músculo - encurtam-se mais que os músculos peniformes, no entanto contraem-se com menos força. – Os músculos convergentes têm uma base mais larga do que a inserção distal, dando ao músculo uma forma triangular. – maior força de contração quando comparados aos paralelos. – Os músculos circulares têm os feixes dispostos em círculos em torno de uma abertura e atuam como