Muro Cisjordania
Formação do Estado de Israel:
- Com a unificação da Alemanha e da Itália, o nacionalismo europeu se tornava cada vez mais forte.
- Diante disso, os judeus decidiram fazer um Estado Independente. A partir do século XIX, passaram a organizar um movimento (Movimento Sionista) a favor da formação deste Estado. Por meio do movimento, os judeus enviaram uma proposta para que o Império turco-otomano cedesse parte dos domínios palestinos para a formação deste Estado judeu. O Império recusou a proposta e os judeus decidiram recorrer aos britânicos.
- O Império Britânico ofereceu apenas territórios de Uganda, mas os judeus insistiam em formar o Estado com territórios palestinos. (Após Primeira Guerra Mundial, várias nações europeias cobiçavam o controle dessa região por conta da oferta de petróleo disponível).
- Em 1920, A Grã-Bretanha conquistou a palestina dos Otomanos e se viu em uma delicada situação. Enquanto apoiava a causa judaica, havia prometido aos árabes a sua independência na região (árabes já estavam lá). invadiram após a queda do Império Romano e eram a maioria por lá, mas como a causa judaica estava muito forte, os árabes começaram a enfraquecer no próprio território).
- A partir de 1920, várias famílias judaicas se transferiram para a Palestina, comprando terras e formando núcleos agrícolas. Por volta de 1936, mais de um terço da população palestina era formada por descendentes judaicos.
- Durante a Segunda Guerra Mundial, o nazismo intensificou ainda mais a migração desses judeus, fortalecendo a causa dos grupos políticos sionistas (Movimento Sionista-judeus)
-Em 1947, por meio de uma assembleia da ONU, foi decidida a divisão da Palestina em dois Estados: Estado Judeu e Estado Árabe (Palestino). A cidade de Jerusalém, que era santa para os dois povos, seria uma cidade neutra. Em 48, os judeus fundaram oficialmente o Estado de Israel, e o estado árabe não foi muito bem definido, tendo palestinos lutando até hoje por essa