Municipalização do trânsito no município de campo mourão
1. Tema: Municipalização do Trânsito no município de Campo Mourão
1. – Delimitação do Tema
Municipalização do Trânsito no município de Campo Mourão: encaminhamentos para sua efetivação em 2012.
2. Objetivos
2.1 – Geral
Implantar o sistema rotativo de trânsito na área central da cidade de Campo Mourão
2.2 Específicos
- Municipalizar o trânsito urbano da cidade de Campo Mourão;
- Instituir melhorias do Trânsito, implantando sinalização horizontal, placas, semáforos;
- Conscientizar os munícipes sobre a implantação do sistema rotativo de trânsito na cidade de Campo Mourão;
- Fiscalizar a utilização do sistema rotativo de trânsito na cidade de Campo Mourão;
3. Justificativa
O Código de Trânsito Brasileiro – CTB introduziu o conceito da Municipalização de Trânsito. A Implantação do CTB vem se dando de forma gradativa, sendo necessário tempo para essa adequação estar concluída. O processo de municipalização do trânsito demonstra a consciência despertada pelo CTB sobre as questões relativas ao trânsito urbano, assunto de interesse direto das cidades e de seus habitantes. O código introduziu direitos que, se corretamente exercidos pela população induzirão a maior qualidade dos padrões de segurança no convívio entre motoristas e pedestres.
O trânsito não é feito só de automóveis, motocicletas ou caminhões. A cidade será tão mais saudável quanto mais seguro for o deslocamento das pessoas e bens. Como a prefeitura é responsável pela autorização das construções de edificações que atraem ou geram deslocamentos de pessoas e veículos, é forçoso reconhecer que ela própria é a responsável pela situação criada no trânsito e, portanto, pela solução de problemas decorrentes.
Para implantar o estacionamento rotativo é necessário antes municipalizar o trânsito, o inverso não é verdadeiro, pode municipalizar e não transformar em estacionamento rotativo.
4. Problema
O maior problema