Multiverso
Como evitar armadilhas em
Doutrina
contratos de fábricas de software
Claudia Hazan
1 Introdução
A Tecnologia da Informação tem sido utilizada em vários segmentos do mercado na automatização de processos, visando o aumento da eficiência e eficácia dos processos organizacionais. Pode-se observar o aumento da demanda de desenvolvimento de novos sistemas e de manutenção dos sistemas existentes para que estes se adaptem às novas necessidades dos seus usuários. Nesse contexto, as áreas de Tecnologia da
Informação de muitas organizações governamentais precisam contratar serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas externamente para suprir a demanda das áreas de negócios do Órgão.
Os principais tipos de contratos de prestação de serviços de desenvolvimento ou manutenção de sistemas são os seguintes: Contrato por Preço
Fechado, Contrato por homem-hora, Contrato baseado em Métricas de Tamanho Funcional, descritos nos parágrafos seguintes.
O Contrato por Preço Fechado consiste no contrato de um produto, por exemplo um Sistema de
Recursos Humanos, com um preço definido para sua construção. Esse tipo de contrato pode ser prejudicial para a empresa contratada que precisa definir um preço para um sistema que está em fase inicial de especificação. Algumas vezes, as empresas que participam de uma licitação para este tipo contrato superestimam o do tamanho do projeto, fornecendo um preço elevado para o produto e gerando um ônus enorme para o contratante, prejudicando a economicidade do contrato.
Claudia Hazan é funcionária do Serviço Federal de
Processamento de Dados (SERPRO). Graduada em
Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(UERJ), mestre em Engenharia de Sistemas e Computação/
Qualidade de Software pelo Instituto Militar de Engenharia
(IME), especialista em Análise de Pontos de Função com
Certificação CFPS desde 2001.
O Contrato por homem-hora foi bastante utilizado pelos Órgãos Públicos.