Multiusuários componentes kernel
Multiusuários Componentes Kernel
Historia e Evolução - Resumo
1. Historia e Evolução
O CTSS (Compatible Time-Sharing System) foi um dos primeiros sistemas operacionais a adotar a técnica de time-sharing. Essa técnica, empregada até hoje, permite que vários usuários possam, simultaneamente, utilizar um ambiente para executar programas.
Tudo isso ocorre sobre o mesmo sistema operacional, rodando em uma máquina. Esse tipo de sistema caracteriza o processo de compartilhamento de processador, memória e disco entre vários utilizadores.
O CTSS foi desenvolvido no Centro de Computação do MIT, por Fernando Jose Corbató. A primeira demonstração do CTSS ocorreu em 1961, rodando em um IBM 709.
Em novembro de 1962, o Centro de Computação do MIT passou a utilizar o IBM7090. Com isso, o CTSS foi portado para um novo hardware. 2. Definições de Sistema Operacional Conjunto de instruções (programa) do sistema operacional que fornece serviços aos usuários, às suas aplicações e também ao próprio sistema. Também é chamado de kernel.
Um programa que atua como um intermediário entre os usuários e o hardware ou um conjunto de programas que controla os recursos do computador e provê a base sobre a qual as aplicações são escritas.
3 – Classificação
Monotarefa: pode executar apenas um processo em cada vez. Exemplo: DOS.
Multitarefa: diversos processos de utilizador (tarefas) são carregados em memória além do SO.Nesse caso, o compartilhamento de tempo no processador é distribuído.
Multiprocessamento: o SO distribui as tarefas entre dois ou mais processadores.
Multiprogramação: o SO mantém o processador sempre ocupado, dividindo o tempo de processamento entre diversos processos.
Sistema em camadas: Há níveis de privilégio de prioridade de execução dos processos, definidos por camadas. Exemplo: Multics.
3. Tipos de sistemas operacionais e 4. Aplicações
Sistemas em Lote (Batch)
Os primeiros computadores eram grandes equipamentos operados a partir de um