Multiculturalidade
A multiculturalidade é a existência de várias culturas diferentes em determinado local que interagem entre si respeitando-se mutuamente para que a convivência entre diferentes etnias seja pacífica.
No entanto existem vários conflitos a nível mundial que por vezes resultam em guerras por não serem respeitados os princípios básicos da multiculturalidade e surgem outros sentimentos entre as pessoas como o racismo, a exclusão social ou a xenofobia.
Cada país segue as suas ideias ou politicas de maneira diferente sobre este assunto, tomando medidas políticas que podem favorecer ou não a multiculturalidade.
A multiculturalidade em Portugal
Portugal na época dos descobrimentos espalhou a nossa cultura pelo mundo deixando a nossa identidade cultural nos países colonizados, ainda hoje se mantêm marcas visíveis da nossa passagem por esses países, por exemplo na arquitectura, nas línguas ou na religião.
No entanto Portugal foi durante muitos anos um país monocultural. Nessa altura a diversidade era encarada como geradora de problemas e não como enriquecimento cultural. Nos últimos anos Portugal tem vindo a receber muitos emigrantes vindos de vários países do todo o mundo que trazem as suas raízes culturais que com mais ou menos significado nós vamos assimilando.
Se por um lado isso nos torna pessoas mais cultas e mais tolerantes, o que é bom, por outro lado Portugal está a perder a sua identidade cultural pois estamos a abandonar certas tradições que nos definiam como cidadãos portugueses e estamos adoptar algumas tradições que não têm nada a ver com o nosso povo.
Por exemplo, o Carnaval que deixou de ser o típico Carnaval português e agora é abrasileirado e em Portugal não se comemorava o Halloween e agora estamos a comemorar essa data que não nos diz nada.
A multiculturalidade nas escolas
Hoje, as nossas escolas têm alunos oriundos de 130 países, desde os que falam português até a nações do Leste da Europa, como