Mudanças no ecossistema
Curso: Engenharia Mecânica Série:1º
As mudanças no ecossistema e seus efeitos
Pouco se conhece sobre os efeitos das mudanças climáticas globais. Apesar de alguns fenômenos observados evidenciarem uma relação entre as mudanças climáticas globais e alterações na biodiversidade animal e vegetal dos ecossistemas, as informações não são muito precisas. Um efeito muito provável é a seca na região do semi-árido nordestino, onde será mais intensa. O aumento da temperatura média global poderá causar o declínio populacional de plantas e animais e já tem sido observado que algumas espécies de árvores têm florescido mais cedo. Além disso, já foi atribuída às mudanças climáticas a proliferação de certas espécies de insetos. A mudança climática coloca em questão os padrões de produção e consumo hoje vigentes, já que, como foi visto, suas causas está ligada, sobretudo à queima/consumo de combustíveis fósseis, principal fonte primária da energia e força motriz da economia global.
Algumas fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, por exemplo, não geram a emissão de GEE (Gases do Efeito Estufa). Onde a maioria destes contém o elemento carbono em sua composição, e por este motivo o termo descarbonizar vem sendo utilizado com este novo significado. Cabe ainda mencionar a energia hidrelétrica, outra fonte renovável, cujas emissões de GEE atualmente são consideradas inexistentes.
Principais impactos:
A contínua interferência das atividades humanas nos sistemas aquáticos continentais do Brasil produziu impactos diretos ou indiretos, com conseqüência para a qualidade da água, a biota aquática e o funcionamento de lagos, rios e represas.
Desmatamento - perda da zona tampão entre sistemas terrestres e aquáticos, aumento do material particular em suspensão na água, perda de florestas ripárias e habitats para as aves