Mudanças em um mundo administrado
Brunna Maria Araújo Ferro²
Francisco Ataide³
1. DESCRIÇÃO DO CASO
Segundo Weber, a transformação ou a conservação da sociedade é uma decorrência da luta que ocorre entre as diversas visões do mundo. Basicamente a luta da tradição com a modernidade, que vem tirando vantagem e apresentando grandes mudanças sociais. O filme (Good bye Lenin) apresentado para suporte do case, vem mostrar o quão rápidas e avassaladoras podem ser essas transformações para uma sociedade, e quais os efeitos causam na população. Inspirado em uma época importante para Europa - a queda do muro de Berlim, havendo assim a unificação da Alemanha - Good bye Lenin retrata a história de Alexander, que vive do lado oriental de Berlim e em 1989 vai as ruas protestar contra o governo soviético, misturando-se com os manifestantes que sua mãe tanto condena.
Ao por acaso ver a situação que se passa, e o filho sendo levado pelo regime, a Sra. Kener, passa mal, tem um ataque cardíaco e acaba em coma por oito meses, onde haverão diversas transformações sociais da qual ela não poderá ficar a par, pois não “aguentará” tamanho choque em seu estado de saúde. Agora, o país já é capitalista e Alexander encontra enorme dificuldade para “manter” sua mãe em um “museu” socialista dentro de seu quarto. Assim como no filme, o quão impactante foi de fato para as pessoas as bruscas mudanças na sociedade? Quais as principais perspectivas dos pensadores clássicos acerca das mudanças sociais?
Dentre essas e outras perguntas, a percepção acerca das mudanças sociais tem a sua importância, pois é por meio dessa percepção que o homem pode melhorar sua prática política para manter ou aprimorar a sociedade. A partir das obras dos pensadores clássicos da sociologia, o que é visto no