MUDANÇAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Curso Magistério Superior.
Aluno: José Roberto de Carvalho.
Profª Drª. Acácia Kunzer
ANÁLISE
1) ALGUMAS DAS PRINCIPAIS CONTRADIÇÕES E LIMITES DO SISTEMA E EXIGÊNCIAS QUE SE LHE FAZEM.
a) Universidades de ensino; Universidades de pesquisa.
Concordo, parcialmente com a posição do autor no tocante á minoria das Universidades de pesquisa, pois, o Brasil destina parcos recursos financeiros às instituições e na minha opinião e estes recursos depois de diluídos, mal aplicados e/ou desviados para outros setores, ficam perdidos ou mesmo insuficientes para o custeio das pesquisas, que normalmente são realizadas e os resultados são em longo prazo e necessitam de investimentos constantes. Com relação às instituições privadas tais investimentos decorem de diversos fatores, o mais visível é o fator econômico, as pesquisas são realizadas de acordo com o retorno financeiro que elas possam oferecer que nem sempre vem de encontro com a realidade atual.
2) PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA REFORMA E DAS MUDANÇAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ANDAMENTO.
a) ...Plano Diretor da Reforma do Estado, que situa a educação superior, ciência e tecnologia e a saúde como serviços não exclusivos do Estado e competitivos e que visaria a modernização e aumento da eficiência da administração pública...
Concordo que os argumentos apresentados desqualificam os serviços públicos e institui o setor privado como modelo de eficiência, agilidade, etc. porem vale lembrar que tais fatores também estão atrelados a questões meramente políticas e corporativistas no critério da abertura e funcionamento das instituições de ensino, onde o interesse pessoal sobrepõe a real necessidade de modernização e eficácia do ensino superior, com isso aumentando as instituições “caça-níqueis” sem a menor relevância no aprimoramento das questões propostas em que o interesse financeiro é maior do que a relação ensino-pesquisa.
3) ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS/CATEGORIAS