MUDAN A ORGANIZACIONAL
1327 palavras
6 páginas
GESTÃO DAMUDANÇA
ORGANIZACIONAL
DEFINIÇÕES
• Bruno Faria (2000) ,
É qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à ela, que traz algum impacto no resultado e nas relações entre as pessoas no trabalho. • Robbins (1999) , Trata-se de atividades intencionais, pró-ativas e direcionadas para a obtenção das metas organizacionais.
DEFINIÇÕES
• Wood Jr. (2000), Mudança Organizacional é qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou de outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização.
FORÇAS
FORÇAS
As forças que atuam desencadeando o processo de Mudança Organizacional têm origem em fatores internos e/ou externos a organização.
A mudança organizacional motivada por fatores externos é caracterizada por um processo de reação, enquanto as originadas por fatores internos estão mais ligadas à cultura e ao planejamento desta.
FORÇAS
Para Pettigrew (1987) os fatores capazes de precipitar mudanças organizacionais são basicamente extra organizacionais, ou seja, mudanças no ambiente de negócios e recessão econômica. No entanto, outros aspectos também devem ser analisados em um processo de mudança: a inércia organizacional, as mudanças de estrutura da organização e o ambiente em que esta se insere.
TIPOLOGIA
TIPOLOGIA
• SIMS, FINEMAN E GABRIEL (1993) Distinguem as mudanças da seguinte forma:
• 1º ORDEM: Correspondem basicamente a mudanças no sistema, ajustes dos atuais métodos de execução de tarefas como promover reuniões de equipe para sanar problemas de comunicação.
• 2º ORDEM: São alterações mais radicais, examinam as práticas correntes de trabalho, as crenças e os pressupostos básicos que sustentam essas práticas.
FORMAS DE MUDANÇAS
• NADLER E TUSHMAN (1990) Incremental: Refere-se a componentes específicos da organização.
• Ex :Reformulações de estrutura, introdução de novas tecnologias e alteração de práticas de