Muay thai
"Se alguém perguntar como o Muay-Thai surgiu, devemos voltar a pré historia quando a raça humana ainda era primitiva, quando as necessidades e as pressões naturais humanas exigiam a luta pela sobrevivência. A necessidade de se proteger o tempo todo, armas naturais se desenvolveram como ferramentas de ataque e defesa, esse é o começo da história como os humanos começaram a utilizar pés, joelhos, cotovelos e punhos para se defender. "(KRAITUS, 1988).
Isto mostra que o homem tem a necessidade de técnicas de defesa desde a sua origem, e que o Muay-Thai se desenvolveu através destas necessidades.
"Para falarmos da origem do Muay-Thai devemos voltar a mais de dois mil anos atrás para as tribos de Ao Lai que migraram do sul da China para as planícies centrais do Sião hoje conhecido como Tailândia, é difícil comprovar conclusivamente quando e onde a arte se originou, porque todos os documentos da historia tailandesa foram destruídos no período de Ayuddhaya (hoje Bangkok) quando Burma invadiu e saqueou a capital. A historia do Muay-Thai foi juntada pedaço a pedaço por informações que escaparam da destruição, e foram passadas através de gerações, boca a boca, professores para alunos. " (MOORE, 2004).
Os reis Naresuan e Taksin têm a reputação de terem estudado no Wat Phuttai Sawan (Cisne de Buddhai) em Ayuddhaya. Templo que se acredita ter sido construído pelo primeiro rei de Ayuddhaya, o rei U-Tanga de Pra Chao, conhecido como o rei Rama Thibodi por volta de 1350, e foi uma escola de artes marciais por muitos séculos. Os professores originais eram os Monges Budistas que ensinavam lutas com espadas, ninguém sabe ao certo de onde os monges vieram, mas acredita-se que do reino norte, em Lanna. A escola Phuttai Sawan ensinava o Krabi Krabong (a arte tailandesa das Armas), arte marcial utilizada nas batalhas em guerra. E assim acredita-se que durante estes combates, em todo este período de guerras, fora se desenvolvendo vários meios de defesa, entre os