MTC metodologia de trabaalho cientifico
347 palavras
2 páginas
2.1 TEMA 3 - ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DETRABALHOS ACADÊMICOS
2.1.1 CONTEÚDO 9 - REDAÇÃO CIENTÍFICA: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
(NORMAS DA ABNT).
Toda construção de texto acadêmico pressupõe o uso de normas que visam auxiliar e uniformizar os procedimentos, melhorando a comunicação de modo geral, além de imprimir qualidade e facilitar o intercâmbio de informações. Desta forma, a normalização ou o conjunto de procedimentos padronizados se aplica à elaboração de documentos técnicos e científicos, organizando conteúdo e formato destes documentos de forma geral.
No caso específico da redação de textos acadêmicos e científicos, esta deve atender algumas características para que a transmissão da informação e a sua compreensão por parte do leitor sejam eficazes. Alguns dos princípios básicos desta interação que devem existir entre autor e leitor são observados nas características da linguagem científica. Vejamos a seguir:
Utilização correta da norma culta da língua portuguesa: escrever erradamente provém de ignorância (desconhecimento dos fatos) ou de desleixo. Se for por ignorância, informe‐se melhor, consulte dicionários e a gramática. Se for por desleixo, o leitor (e membro da Banca Examinadora) terá todo direito de pensar que o trabalho em si também foi feito com desleixo. Seja por qual razão, é um desrespeito ao leitor.
Clareza de expressão: todo texto escrito deve ser perfeitamente compreensível pelo leitor. As sentenças estão bem construídas? As ideias estão bem encadeadas?
Há uma sequência adequada na apresentação dos seus resultados e de sua argumentação? Leia cuidadosamente o que escreveu como se você fosse o seu leitor. Precisão na linguagem: a linguagem científica deve ser precisa. Cuidado com termos vagos ou que possam ser mal interpretados. As palavras e figuras do seu texto deverão ser escolhidas com cuidado para exprimir o que você tem em mente. Objetividade na apresentação: convém selecionar os conteúdos